15 de outubro de 2023
O câncer de mama é a neoplasia mais comum entre as mulheres brasileiras e de todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 75 mil casos de câncer de mama até 2025 no Brasil. O dado representa um grave problema de saúde pública, além da necessidade de promover formas de prevenir a doença.
Tratamento multidisciplinar para câncer de mama
Por exigir muito do paciente, o câncer de mama (assim como qualquer outra neoplasia) demanda um tratamento multidisciplinar. Acupuntura, drenagem, musicoterapia, meditação, massagens de relaxamento são algumas práticas integrativas, complementares, conhecidas por PICs e adotadas pelo Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos.
É importante ressaltar que as PICS servem como medida complementar e integrativa. Isto é, elas não substituem o tratamento convencional. No entanto, podem potencializar os seus efeitos, reduzir o uso de medicamentos e diminuir os custos com a saúde, melhorando a qualidade de vida, explica a fisioterapeuta Ana Cristina Souza Silva, da clínica Fit Fisio.
Leia o artigo completo aqui: Além da quimio e radioterapia, diversas terapias podem complementar o tratamento de câncer de mama, promovendo mais qualidade de vida