Skip to main content
Tribuna do Entorno
18 de julho de 2023

 

Pessoas com TEA convivem com prejuízos no funcionamento interpessoal, comunicativo, acadêmico e social, ao longo de todo o desenvolvimento humano. De acordo com os manuais diagnósticos atuais (CID 11 e DSM- V), as dificuldades das pessoas autistas podem ser compreendidas dentro de três pilares: (1) interação social, (2) comunicação e (3) padrões repetitivos e restritos de comportamento.

O Transtorno se apresenta em níveis diversos de gravidade, variando de uma condição em que a pessoa necessita de pouco ou muito suporte nas atividades cotidianas. O comprometimento na linguagem e na comunicação, na interação e participação social e na regulação emocional e comportamental é um quesito a ser considerado na classificação da gravidade de apresentação do transtorno. Todos os aspectos citados para a classificação do TEA são trabalhados no projeto Uma Sinfonia Diferente visando desenvolver os potenciais das pessoas autistas.

 

Leia o artigo completo aqui: O objetivo do evento é trazer informações precisas e de qualidade a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital e no país